Para Anac, passagem 'grátis' da Varig é legítima
"A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou ontem que avalia que a Varig pode realizar a ação de marketing na qual convida passageiros que possuem bilhetes emitidos por aéreas concorrentes a voar de graça.
A TAM fez reclamação formal à Anac e à Infraero (estatal que administra os principais aeroportos) sobre a ação, realizada pela Varig nos aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio. Segundo a empresa, houve queixa dos passageiros em relação à abordagem da Varig.
A Anac afirmou que a aérea limita a promoção, que começou na última segunda e vai até hoje, a quatro assentos em cinco vôos por dia até às 10h e após as 15h30. A avaliação da agência é que a ação da Varig é semelhante a promoções de outras companhias realizadas anteriormente, como a que o passageiro da Gol pagava só R$ 1 para realizar um dos trechos do vôo. A Infraero afirmou que cabe apenas à Anac se pronunciar sobre o caso.
A Varig afirma que o objetivo da ação é convidar o passageiro a conhecer o seu novo serviço de bordo e a regularidade e pontualidade da aérea. O passageiro não necessariamente é abordado após o check-in, conforme a companhia aérea.
'O convite é feito aos passageiros nos saguões do aeroporto. Eventualmente, isto pode ter ocorrido ou o passageiro já pode ter feito o check-in quando abordado, mas não é a regra. Inclusive, nenhuma companhia é prejudicada, pois a Varig não faz o convite a quem não tem passagem', diz texto enviado pela companhia.
Ainda segundo a Varig, 'não se trata de troca de bilhete'. 'O cliente não perde o bilhete comprado e ainda poderá utilizá-lo, de acordo com as regras de cada aérea".
Fonte: Gazeta OnLine
A TAM fez reclamação formal à Anac e à Infraero (estatal que administra os principais aeroportos) sobre a ação, realizada pela Varig nos aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio. Segundo a empresa, houve queixa dos passageiros em relação à abordagem da Varig.
A Anac afirmou que a aérea limita a promoção, que começou na última segunda e vai até hoje, a quatro assentos em cinco vôos por dia até às 10h e após as 15h30. A avaliação da agência é que a ação da Varig é semelhante a promoções de outras companhias realizadas anteriormente, como a que o passageiro da Gol pagava só R$ 1 para realizar um dos trechos do vôo. A Infraero afirmou que cabe apenas à Anac se pronunciar sobre o caso.
A Varig afirma que o objetivo da ação é convidar o passageiro a conhecer o seu novo serviço de bordo e a regularidade e pontualidade da aérea. O passageiro não necessariamente é abordado após o check-in, conforme a companhia aérea.
'O convite é feito aos passageiros nos saguões do aeroporto. Eventualmente, isto pode ter ocorrido ou o passageiro já pode ter feito o check-in quando abordado, mas não é a regra. Inclusive, nenhuma companhia é prejudicada, pois a Varig não faz o convite a quem não tem passagem', diz texto enviado pela companhia.
Ainda segundo a Varig, 'não se trata de troca de bilhete'. 'O cliente não perde o bilhete comprado e ainda poderá utilizá-lo, de acordo com as regras de cada aérea".
Fonte: Gazeta OnLine
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