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sexta-feira, novembro 17, 2006

Anac deve homologar nova Varig na 1ª semana de dezembro

"A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deverá conceder a homologação da nova Varig como empresa de transporte aéreo (certificado conhecido como Cheta) na primeira semana de dezembro.

A estimativa é do secretário-geral da Anac, Henrique Augusto Gabriel, que se reuniu nesta quinta-feira com o juiz Luiz Roberto Ayoub, responsável pela recuperação judicial da Varig, o presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira e representantes da Varig para discutir a certificação.

De acordo com Gabriel, a estimativa de concessão do Cheta para a primeira semana de dezembro só é válida se a nova Varig entregar todos os documentos necessários e cumprir com os procedimentos para sua homologação até o dia 24 de novembro, limite estipulado durante a reunião com a Justiça.

Caso a nova Varig cumpra com esse prazo, a Anac se comprometeu a analisar toda a documentação em 10 dias para poder homologar a companhia aérea.

'Se tudo estiver correto e se todos os documento forem entregues no dia 24, há todas as possibilidades', respondeu o secretário geral da Anac, ao ser questionado se o Cheta poderia ser concedido na primeira semana de dezembro, levando-se em conta os prazos estipulados durante a reunião com o juiz Ayoub.

Gabriel ressalta, porém, que o Cheta ainda não foi expedido porque 'ainda há pendência de apresentação de uma série de documentos'. A Anac também se comprometeu a publicar os contratos de concessão assim que conceder a certificação, já que cada rota precisa de um contrato de concessão.

Entre algumas das medidas que a Varig terá de cumprir está a devolução de espaços de check-in ociosos em aeroportos espalhados pelo País, após negociação entre a Varig e a Infraero. 'Todas as companhias já concordaram (sobre a devolução). Só falta agora a Varig', diz o presidente da Infraero.

A nova Varig também terá de apresentar uma série de contratos, como o de prestação de serviços com a Varig antiga pelo prazo de 120 dias prorrogáveis. A VRG (razão social da nova empresa) também terá de assinar contratos de trabalho antes da concessão do Cheta, o que é possível porque a companhia já tem certificado jurídico de funcionamento e CNPJ.

'Esses são documentos que vêm para nós para a gente verificar se a aeronave tem como voar, se tem tripulação suficiente para voar e, o mais importante, se ela tem como atender o serviço público de transporte aéreo de passageiros, conforme se prontificou de acordo com o plano básico de linhas', afirma Gabriel".

Fonte: estadão.com.br

2 Comentários:

  • Às 10:34 AM, Anonymous Anônimo said…

    Aí fudeu, mermão!!

    Tava aplicando todo feliz nas ações da Varig.. Só ontem perdi metade =p

     
  • Às 6:49 PM, Anonymous Anônimo said…

    É impressionante como, mais uma vez, assistimos a justiça brasileira favorecer empresas, sem dar a mínima importância àqueles que a fizeram sobreviver até hoje. A Varig está se reerguendo às duras custas de funcionários que foram demitidos sem receber seus direitos intransferíveis e legais, muitos vivendo à beira da miserabilidade, para sentirmos na pele o quanto a injustiça impera. Parabéns à Varig por sua recuperação, por suas vitórias a cada dia, e para o inferno todos aqueles, que como eu, contribuíram anos e anos de suas vidas, e ficamos até o fim de nossos dias sacrificando nossas vidas e famílias acreditando num sonho. O que nos resta hoje é a decepção, a tristeza, a miséria e o esquecimento.

     

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